Pela segunda semana, Porto Alegre registra redução de quase 40% na fila por leito de UTI

Taxa de ocupação geral dos leitos de alta complexidade é de 91,10% nesta sexta-feira

Foto: Ricardo Giusti / CP

Porto Alegre manteve nesta sexta-feira, pela segunda semana seguida, um registro de queda na fila de pacientes aguardando remoção para um leito de unidade de terapia intensiva (UTI). Nesta tarde, são 39 pessoas nesta condição, o que corresponde a um recuo de 37,09% na comparação com a sexta-feira anterior, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Essa redução de quase 40% já havia sido observada pela pasta no período de 16 a 23 de abril, datas das últimas sextas-feiras, quando a fila diminuiu de 102 para 62 pacientes nesta condição.

Contudo, a taxa de ocupação geral das UTIs teve um leve aumento em relação aos últimos sete dias. Nesta sexta, a lotação é de 91,10%. No entanto, o número de pessoas em estado grave é menor, passando de 887 para 870 neste período.

Ainda segundo a SMS, atualmente são cinco hospitais com mais pacientes do que leitos de UTI. Os piores cenários são os do Hospital de Clínicas, que atende duas vezes acima da capacidade, e do Pronto Atendimento da Bom Jesus, que recebe o triplo de pacientes suportado pelo local.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile