Novo Hamburgo terá drive-thru de vacinação contra a gripe neste sábado

Crianças não serão vacinadas na ação, apenas trabalhadores em saúde, gestantes e puérperas receberão as doses

Foto: PMNH / Divulgação / CP

O estacionamento do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na Prefeitura de Novo Hamburgo, será utilizado para vacinação contra a gripe neste sábado. A ação faz parte do calendário nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1N1.O sistema, em formato drive-thru, das 9h às 16h, é destinado a trabalhadores em saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A ação contará com a parceria do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, sediado em Sapucaia do Sul, que montará uma estrutura para a vacinação. Serão quatro guichês que receberão os veículos que acessarão o Centro Administrativo pela entrada principal, na rua Guia Lopes, com saída pela rua Sapiranga.

A Guarda Municipal estará organizando o trânsito no entorno da prefeitura. “Estamos dedicados em cumprir as metas de imunização da população estabelecidas pelo Ministério da Saúde e como a comunidade hamburguense está adaptada ao sistema de drive-thru, resolvemos realizar esta ação, que é específica contra a gripe”, destaca o secretário de Saúde, Naasom Luciano. Não serão vacinadas crianças no drive-thru. O agendamento nas unidades de saúde segue aberto.

Quem já se vacinou contra a Covid-19 deve levar o comprovante de vacinação no ato de imunização contra a gripe, pois deve obedecer ao período de 14 dias para tomar este outro imunizante. Para quem já teve a Covid-19, só deverá tomar a vacina após 28 dias, contando a partir do primeiro dia de sintoma. Quando assintomático, deve cumprir o prazo de 28 dias, a partir do exame confirmatório (PCR ou TR-Antígeno).

As pessoas a serem vacinadas poderão doar alimentos não perecíveis na prefeitura. Haverá caixas de coleta dos alimentos dentro do pavilhão onde está ocorrendo a aplicação da vacina. Os mantimentos mais necessitados são: arroz, massa, feijão, óleo de soja, farinhas de trigo e de milho, açúcar, leite em pó e biscoitos. As pessoas não precisarão descer de seus carros, elas devem avisar os atendentes que possuem doações para serem entregues.