Rosa Weber determina que governo apresente plano de compra de kit intubação

Ministra do STF deferiu liminar em ação movida pelo Estado da Bahia

Foto: Carlos Moura / SCO / STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, mandou o governo Jair Bolsonaro elaborar nos próximos dez dias um plano para garantir a compra e o fornecimento do kit intubação, conjunto de medicamentos utilizados para sedação e anestesia de pacientes graves com Covid-19. Cabe à União monitorar os estoques nos Estados e apresentar previsão de abastecimento desses insumos e os recursos utilizados para a compra.

Rosa Weber deferiu a liminar em uma ação movida pelo Estado da Bahia, que acusa a União de cortar verbas destinadas aos Estados para a compra dos materiais, cuja falta  compromete o tratamento de pacientes com Covid-19 e leva o sistema de saúde para próximo do colapso.

A ministra apontou na decisão que a própria União reconhece as dificuldades de desabastecimento do kit intubação nos Estados nos autos e que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na quinta-feira passada, que o governo federal está “unindo forças para que não haja desabastecimento no mercado”.

Na mesma decisão, Rosa agendou para o próximo dia 11 de maio uma audiência de conciliação entre representantes da União e do Estado da Bahia.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a falta do kit intubação afeta ao menos 11 Estados e, no interior de São Paulo, hospitais vêm suspendendo os atendimentos devido à falta de estoques. Os medicamentos garantem que o paciente seja intubado sem sentir dor e sem tentar arrancar o tubo em reação involuntária.