Canoas suspende aplicação da segunda dose da CoronaVac por falta de vacinas

Não há previsão de nova remessa do imunizante produzido pelo Instituto Butantan

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com o atraso na chegada de novos lotes de CoronaVac ao município de Canoas, o estoque foi insuficiente para cobrir as segundas doses de quem já completou o intervalo recomendado de 28 dias. Nesta segunda-feira, as unidades básicas de saúde (UBSs) aplicaram as vacinas disponíveis e já não possuem mais doses neste momento.

Quem não conseguiu se vacinar, deverá aguardar a chegada de nova remessa do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. A Secretaria Municipal da Saúde irá divulgar, por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura, as novas datas para comparecimento aos locais de vacinação.

A Secretaria de Saúde esclarece, ainda, que as pessoas que não completaram o esquema vacinal no prazo recomendado não terão prejuízo na resposta imunológica. É possível fazer a segunda dose a qualquer tempo.

Na última sexta-feira, Canoas recebeu 1.440 doses de CoronaVac, quantidade insuficiente para atender a demanda. O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que o déficit de vacinas acontece porque, nas últimas semanas, houve o envio de um quantitativo menor de vacinas pelo governo federal. Ele destaca, ainda, que o problema atinge diversas cidades. “Recebemos com preocupação a informação relativa ao atraso na entrega do Instituto Butantan e aguardamos a orientação técnica que será dada aos municípios”, ressalta.