Árbitros das semifinais e finais do Gauchão terão o auxílio do VAR

Sistema que será utilizado é o mesmo que foi testado no Gre-Nal da fase classificatória

FGF confirmou que as seis partidas restantes do Campeonato Gaúcho 2021 terão o uso do VAR. Foto: Max Peixoto/FGF

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou que as quatro partidas das semifinais e as duas da final terão a utilização do VAR. Anteriormente, estava previsto o uso da tecnologia apenas para as duas partidas que irão definir o campeão, mas a FGF firmou parceria com a empresa Hawk-Eye e os próximos quatro jogos também terão o recurso eletrônico.

O sistema implementado pela empresa é o mesmo que foi utilizado como teste no primeiro Gre-Nal do Estadual, na fase de classificação do Gauchão. Até então, a tecnologia do VAR era mapeada pelas câmeras 6 e 7 do estádio, responsáveis pelas linhas de impedimento. Mas a operação da empresa Hawk-Eye também utiliza as imagens da câmera 1, a principal do jogo, para auxiliar o árbitro.

As datas e os horários dos jogos que irão definir os finalistas ainda não foram marcados, o que deve ocorrer nos próximos dias. No confronto entre Grêmio e Caxias, o primeiro jogo será o Centenário e a definição da vaga na Arena. Já entre Inter e Juventude, a primeira partida decisiva será com mando do Juventude e a segunda no Beira-Rio.