Após colapso em março, rede hospitalar retoma fôlego no Litoral Norte do RS

Região possui ocupação de 75% nas UTIs e 25% em leitos de enfermaria

Foto: Mauro Schaefer / CP

Os hospitais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul estão começando a apresentar uma considerável diminuição no número de pacientes. As autoridades da saúde consideraram crítico o mês de março para as 23 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) em função da Covid-19.

Um levantamento da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (18ª CRS) apontou que 75% dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos municípios estão ocupados e 25% dos leitos de enfermaria. O secretário municipal de Saúde de Imbé, Tierres Rosa, afirmou que as pessoas estão se cuidando mais e respeitando os protocolos sanitários, o que acaba por refletir na ocupação dos hospitais.

A enfermeira Maristela Corrêa de Lima, da 18ª CRS, informou que existem 153 leitos clínicos disponíveis nos 23 municípios que fazem parte da Amlinorte. Deste total, 56 leitos estão com pacientes Covid-19 – o que significa uma taxa de ocupação de 25%. Já os leitos de UTI que somam 106 na região estão sendo utilizados por 79 pacientes – uma taxa de ocupação de 75%.  “Em março, tivemos um colapso nos hospitais do Litoral Norte gaúcho. Foi um patamar muito alto de ocupação. Neste momento, está mais tranquilo a situação nos leitos clínicos dos hospitais”, ressaltou.

Na manhã deste domingo, a movimentação nas praias do Litoral Norte foi tranquila e não havia aglomeração no último final de semana do mês de abril. A circulação de público estava liberada nas praias de Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa e muita gente aproveitou o tempo nublado para caminhar na beira-mar e praticar exercícios físicos. As autoridades da área da saúde dos 23 municípios que fazem parte da associação afirmaram que ocorreu uma redução das doenças respiratórias, o que acabou por contribuir na baixa das internações nas instituições de saúde. “Março foi um mês bastante complicado para os hospitais da região do Litoral Norte”, destacou o secretário Rosa. Segundo a Amlinorte, os municípios realizaram campanhas educativas para fortalecer a mensagem do uso de máscara e do distanciamento social, como forma de combate ao coronavírus.

Nos meses de fevereiro e março, por exemplo, a situação da pandemia no Litoral Norte gaúcho piorou, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na época, a taxa de ocupação das UTIs dos hospitais da região atingiu 90,3% de sua capacidade. Em Tramandaí, por exemplo, os 11 leitos de UTI-Covid atingiram os 100% de ocupação.  Em Torres, o Hospital Nossa Senhora do Navegantes também alcançou 100% de sua capacidade com pacientes contaminados pela Covid-19. No hospital São Vicente de Paulo, em Osório, que conta com 20 leitos de UTI, a taxa de ocupação chegou em 85%.