Oscar 2021: veja lista e saiba onde assistir aos longas indicados a Melhor Filme

Por conta da pandemia, a maioria das obras está disponível em plataformas digitais

Apresentador estadunidense Jimmy Kimmel conduzirá a cerimônia. Foto: Oscars/Divulgação

A cerimônia do Oscar 2021 acontece neste domingo (25) após um ano de desafios e dificuldades na indústria do cinema mundial por conta da pandemia de covid-19. A festa, que será um evento presencial transmitido ao vivo de vários locais — incluindo bases de fora dos Estados Unidos— promete agitar o fim de semana em vários cantos do mundo.

Nomadland, da diretora Chloe Zhao, chega como o grande favorito na categoria Melhor Filme. O longa, que já acumula uma série de prêmios, incluindo o Leão de Ouro no Festival de Veneza e o Globo de Ouro, acompanha a rotina de norte-americanos que sofreram com a Grande Recessão da década passada e foram deixados à margem da sociedade, vivendo em trailers entre estados, como Dakota do Sul e Nebraska, nos Estados Unidos.

Onde assistir

‘Meu Pai’ (‘The Father’)
A produção está disponível apenas pena internet, em plataformas digitais como YouTube, Now, Apple TV e Google Play. A dupla de vencedores do Oscar Anthony Hopkins e Olivia Colman se juntou para contar uma complexa história sobre demência. Escrito e dirigido por Florian Zeller, o filme, que fala sobre família, amor e perdas coloca os atores nos papéis de pai e filha, levando o público para dentro da mente de alguém lidando com a demência.

‘Mank’
Está no Netflix. Filmado em preto e branco, o longa se concentra no roteirista Herman J. Mankiewicz enquanto ele trabalha em Cidadão Kane, clássico de 1941 considerado por muitos como o maior filme de todos os tempos. Mankiewicz e o diretor Orson Welles brigaram para decidir quem receberia o crédito pelo roteiro. Mank foi dirigido por David Fincher e se baseia em um roteiro escrito por seu pai, Jack, que morreu em 2003.

‘Nomadland’
Ainda não está disponível em plataformas de streaming. O filme acompanha norte-americanos que sofreram com a Grande Recessão da década passada e foram deixados à margem da sociedade, vivendo em trailers entre estados, como Dakota do Sul e Nebraska. O longa é um dos favoritos ao Oscar 2021. A produção, dirigida Chloe Zhao, é estrelado por McDormand, de 63 anos, que vive uma viúva que, na esteira da recessão econômica dos Estados Unidos, transforma a van em uma casa móvel e sai pela estrada.

‘Bela Vingança’ (‘Promising Young Woman’)
O longa permanece inédito no Brasil. A expectativa da Universal Pictures é que a estreia aconteça “em breve”. O filme mostra Cassie, interpretado por Carey Mulligan, como uma mulher com muitos traumas do passado. A protagonista frequenta bares ao longo de todas as noites e finge estar bêbada. No entanto, quando homens ma-intencionados se aproximam dela, a jovem entra em ação e coloca em prática um plano de vingança contra todos eles.

‘O Som do Silêncio’ (‘The Sound of Metal’)
Está disponível no Amazon Prime Video. Em O Som do Silêncio, Riz Ahmed interpreta Ruben Stone, um baterista viciado em drogas que perde a audição subitamente e que se muda para uma comunidade de surdos em tratamento contra o vício aos cuidados de Joe, o personagem de Raci.

‘Os 7 de Chicago’ (‘The Trial of the Chicago 7’)
Está no Netflix. O filme, que conta a história real de sete manifestantes contra a Guerra do Vietnã acusados de incitar um motim na Convenção Nacional Democrata de 1968 em Chicago, nos Estados Unidos, é estrelado por Eddie Redmayne, Sacha Baron Cohen, Mark Strong e Frank Langella.

‘Judas e o Messias Negro’ (‘Judas and the Black Messiah’)
O filme chegou a entrar em cartaz no Brasil. No entanto, diante das incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19, em algumas regiões a produção permanece fora de exibição por conta das medidas de isolamento social. A produção aborda a história de ascensão e queda Fred Hampton (Daniel Kaluuya), um ativista dos direitos negros e líder do partido dos Panteras Negras. No entanto, ele acaba despertando a atenção do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) e, com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield), causa o assassinato de Hampton.