Boletim de Conjuntura aponta perspectivas positivas para agropecuária gaúcha

Previsão de aquecimento no mercado externo de commodities tende a beneficiar o RS

Foto Fernando Dias

Por um lado, retomada da produção agrícola e preços das commodities em alta, por outro, cenário incerto em relação à evolução da pandemia no curto prazo, às medidas necessárias para combater seus efeitos econômicos e ao impacto que elas poderão causar no comércio, serviços e indústria. As perspectivas para o Rio Grande do Sul trazidas no Boletim de Conjuntura, divulgado nesta quinta-feira (22), apontam para um cenário de incertezas nos próximos meses.

Elaborado pelos pesquisadores Fernando Cruz, Martinho Lazzari, Tomás Torezani e Vanessa Sulzbach, do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o documento traz estimativas para um cenário mais positivo na agropecuária do Estado em 2021, uma reversão de tendência.

Na sua edição anterior, o Boletim relatava uma previsão climática que apontava o risco de nova estiagem, mas as chuvas dos meses de janeiro e fevereiro eliminaram a preocupação. Com a nova projeção no campo, as atenções ficam agora concentradas nas medidas econômicas e sanitárias definidas em função da pandemia.

“Apesar das perspectivas positivas vindas da agricultura, é a evolução da pandemia que vai acabar ditando o ritmo da atividade econômica gaúcha nos próximos meses”, destaca Vanessa, coordenadora do estudo.

Cenário externo

O boletim ressalta no primeiro bimestre de 2021 o avanço das campanhas de imunização e das medidas adicionais de apoio econômico nos países avançados e, ao mesmo tempo, trata do ritmo mais lento da vacinação e das menores condições de apoio financeiro dos países emergentes. Após queda estimada de 3,3% da economia global em 2020, a perspectiva é de uma recuperação na casa dos 6% neste ano, puxada por países como os Estados Unidos, que apresentou um plano robusto para contrapor os efeitos da pandemia.

A retomada do comércio mundial e da produção industrial, que já recuperaram os níveis pré-pandemia, deve seguir ganhando força. Conforme o documento, os estímulos econômicos nas economias avançadas devem manter os preços das commodities em alta, sobretudo as agrícolas, o que tende a beneficiar o Rio Grande do Sul.

Boletim de Conjuntura

O documento elaborado pelos técnicos do DEE, departamento vinculado à Subsecretaria de Planejamento da SPGG, analisa as questões mais importantes da conjuntura internacional, nacional e regional disponíveis até o mês de abril, com foco no Rio Grande do Sul, com perspectivas para o próximo período.

Com informação: ASCOM SPGG