Em 20 dias, número de pacientes com coronavírus em UTIs cai quase 30% em Porto Alegre

Neste período, município também apresentou queda na ocupação geral dos leitos de alta complexidade e na fila de espera de pacientes em estado grave

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Porto Alegre já teve, em abril, recuo de 27,49% no número de pessoas com coronavírus internadas em unidades de terapia intensiva (UTI). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta quinta-feira eram 575 pacientes. A marca acontece 20 dias após a primeira queda acentuada do número de pessoas nessa condição no município. No dia 1° de abril, havia 793 pessoas. Já no pico da pandemia, em 12 de março, eram 830.

Além disso, neste mesmo intervalo de tempo, a capital registrou queda na ocupação geral dos leitos de alta complexidade, passando de 108%, com 13 hospitais trabalhando acima da capacidade, para 92,39%, com 7 instituições operando no limite ou com sobrecarga. No entanto, vale ressaltar que o Instituto de Cardiologia e os hospitais Porto Alegre, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa não atualizaram as condições junto à SMS nesta tarde.

Fila de espera

A fila de pacientes à espera por um leito de UTI também diminuiu, passando de 172 para 87 nesta quarta, o que corresponde a uma redução de 50%. E um recuo de 77,30%, na comparação com o pico da pandemia na metade de março, quando havia 379 pessoas nessa condição.

Apesar de ainda ser crítico, outro indicador que apresentou redução é o da pressão sobre as sete emergências adulto de hospitais referência do município que precisaram transformar estes setores em UTIs por conta da demanda causada pela pandemia. Após um período de mais de 40 dias, nesta tarde as instituições voltaram a operar abaixo dos 100%, com ocupação de 98,1%.

Contudo, as unidades de pronto atendimento (UPAs) seguem trabalhando acima da capacidade máxima, com 104,69%, mas distante dos 142,58% registrados no dia 1° deste mês e dos 173,83% de ocupação atingida em 12 de março.