Justiça acata liminar e trens devem circular a partir das 6h desta terça

Decisão da desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez atendeu parcialmente a ação movida pela Trensurb contra o Sindimetrô-RS

Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

A desembargadora federal do Trabalho Maria Izabel Centena Gonzalez acatou, de forma parcial, um pedido de liminar apresentado pela Trensurb nesse domingo. A estatal moveu uma ação judicial contra o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), com objetivo de considerar  abusiva a greve da categoria programada para esta terça, que previa paralisação dos serviços entre 5h e 7h.

Na decisão desta segunda-feira, a magistrada determinou que os trens deverão circular a partir das 6h desta terça. Caso a ordem não seja cumprida, o sindicato fica sujeito a multa de R$ 100 mil.

Ainda conforme a desembargadora, os trabalhadores poderão realizar a paralisação das atividades entre 5h e 6h.

Além da Capital, a mobilização, coordenada pela Federação dos Metroferroviários (Fenametro), deve se repetir em outras cidades do país. O ato é anunciado pelo sindicato como o Dia Nacional de Luta.

A meta é alertar a população quanto à importância de priorizar a vacinação de grupos que mantiveram as atividades durante a pandemia. A entidade estima que, entre trabalhadores diretos e indiretos, 1,5 mil pessoas atuem para garantir a circulação dos trens que fazem a ligação entre Porto Alegre e o Vale do Sinos.