Indígenas de Maquiné fornecem produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos

Guaranis da Aldeia Yvyty de Maquiné participam do programa deste 2020

Foto: Emater

A Emater/RS-Ascar e as secretarias municipais de Assistência Social e de Agricultura de Maquiné trabalharam para incluir os indígenas Guarani da Aldeia Yvyty (que significa Castelo e se situa na localidade de Campo Molhado) no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é executado por estas entidades no município.

Até o momento foram entregues 851 quilos de pinhão.

Estão programadas mais entregas da semente até o final da execução dessa edição do PAA, totalizando mais 718 quilos.

O pinhão coletado nesta safra e entregue pelos indígenas é destinado, junto com outros alimentos, para 50 famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social para recebimento de alimentos através do programa. De 2020 para 2021, diante da possibilidade de nova edição do programa em caráter emergencial, a equipe do Cras somou a estes beneficiários outros que se encontravam em lista de espera, e identificou mais famílias em vulnerabilidade social, precisando de auxílio em função da pandemia, para receberem cestas de alimentos e terem assegurando o direito à alimentação. Assim, o número de beneficiados passou de 21 (em 2020) para 50 famílias atualmente.

Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar em Maquiné, Edilene dos Santos Corrêa, que ajudou a articular a participação dos indígenas neste processo com o fornecimento do pinhão, abundante na aldeia, e que não era todo consumido por eles, é muito importante para a comunidade Guarani fornecer este alimento para o PAA. Se trata de renda, comercialização, acesso a mercado institucional por comunidade tradicional Guarani e muito mais. “Como aprendemos com as famílias Guarani, essa é uma ação que traz benefícios para todos e para as gerações futuras. Tanto que a Emater também buscou espaço para eles venderem os excedentes também na feira local”, comenta Edilene.

Edilene ressalta que o talão de produtor do Ramon Brizoela, cacique da Aldeia Castelo, foi pleiteado devido a possibilidade de acesso a este mercado institucional e à manifestação de interesse da comunidade de integrar o processo e conseguir uma renda para ser empregada em benefícios aos indígenas.

Brizoela disse que está feliz em entregar ao PAA e que esta é uma conquista que vai ficar para toda a comunidade e também para as gerações futuras. “É uma vitória que a gente conseguiu e a gente quer continuar fornecendo e aumentando a cada ano”, ressalta. “Maquiné é o primeiro município que conseguiu isto de dar uma oportunidade para a gente trabalhar junto com a Prefeitura e a equipe da Emater, que trabalharam muito para conseguir esta oportunidade para as aldeias”, avaliou o cacique.

A Emater/RS-Ascar atua junto às aldeias indígenas do Estado de forma vinculada com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Com informação: AI Emater

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile