Bancada feminina do Senado pede que OMS interceda junto às fabricantes do “kit intubação”

Parlamentares fazem apelo para que entidade atue na entrega de medicamentos e vacinas

Foto: Ricardo Giusti/CP´

A Bancada Feminina do Senado encaminha, nesta segunda-feira (19), um ofício à Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitando apoio para aquisição de insumos e medicamentos e vacinas destinados ao combate da pandemia de Covid-19. As parlamentares pedem que a entidade interceda junto às empresas e laboratórios para que agilizem a entrega dos produtos ao Brasil.

No documento destinado à diretora-assistente da OMS, Mariângela Simão, as doze parlamentares relatam o estado crítico do sistema de saúde nacional, com UTIs superlotadas e falta de oxigênio e de sedativos e neurobloqueadores do chamado “kits intubação”. A líder da bancada feminina, Senadora Simone Tebet (MDB-MS), destaca que a crise de desabastecimento atinge hospitais públicos e privados em todo o país. “A situação é gravíssima, estamos na iminência de um verdadeiro colapso”, diz.

As parlamentares dizem reconhecer o esforço do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para implementar medidas alternativas urgentes, mas pedem socorro à OMS para sensibilizar o mundo em relação à situação brasileira, epicentro da pandemia. “A dor e a asfixia pela falta de remédios não deixam de ser a antecipação da última respiração de um ser humano”, lamenta Tebet ao relatar a falta de vagas nos hospitais e de medicamentos para permitir a intubação.

Cerca de 370 mil pessoas já morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Além dos medicamentos para o tratamento, as senadoras também pedem apoio para agilizar o envio de IFA (matéria-prima) e de imunizantes ao país.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile