Prefeitos fazem reunião emergencial sobre variante do coronavírus encontrada em Pelotas

Foram representados 18 dos 22 municípios pertencentes à Azonasul

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Foto: Michel Corvello / PMP / Divulgação / CP

Após a detecção, em um morador de Pelotas, da variante do Reino Unido da Covid-19, os prefeitos da região participaram de uma reunião de emergência online, no fim de semana, para tratar do assunto. Foram representados 18 dos 22 municípios pertencentes à Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Conforme a assessoria da entidade, os gestores discutiram um acordo para que os municípios tentem conter a população dentro das fronteiras da região, inclusive no que se refere a atendimentos em saúde.

Os prefeitos também discutiram estratégias para frear o avanço do vírus, falaram de assistência social e avaliaram a situação econômica de cada cidade em virtude da crise sanitária que já dura mais de um ano.

Para a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, uma decisão tomada em conjunto pode gerar melhorias nos números da pandemia na região. “A decisão precisa ser regional, pois a situação é grave”, disse.

Representantes das áreas da saúde também participaram do encontro. A secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, salientou a importância de gestores municipais investirem em testagem de casos suspeitos nas localidades. Novas reuniões devem ocorrer nos próximos dias.