Aras cobra dos 27 governadores explicação para “lentidão” na vacinação

Gestores terão prazo de dez dias para se manifestarem

Foto: Antonio Augusto / PGR / Divulgação

Todos os 27 governadores receberam ofícios do Ministério Público Federal (MPF) cobrando esclarecimentos sobre o ritmo de vacinação contra a Covid-19. O prazo para resposta é de dez dias.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, os documentos foram encaminhados pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), nessa quinta-feira, com a chancela do procurador-geral da República Augusto Aras. A força-tarefa identificou “discrepância” no número de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e o total de vacinas efetivamente aplicadas até o momento.

Um levantamento do Giac, feito a partir do vacinômetro da plataforma LocalizaSus, aponta que, enquanto o governo federal contabiliza um total de 48.088.916 doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantã e pela Fundação Oswaldo Cruz enviadas aos Estados e ao Distrito Federal, apenas 32.160.509 vacinas efetivamente chegaram aos grupos de risco.

A tendência é de que, entre os fatores que contribuem para o descasamento dos números de doses distribuídas e aplicadas, os estados citem as reservas para segunda aplicação e o intervalo de tempo para entrega dos lotes nos postos de vacinação e para o registro de informações no sistema.