Metroviários pedem prioridade na vacinação e prometem paralisação na terça-feira

Estações permanecerão fechadas das 5h às 7h na data do protesto

Foto: Lucas Quadros/Arquivo Trensurb

Os servidores da Trensurb, estatal que opera a linha de trens que liga Porto Alegre a cinco cidades da Região Metropolitana, planejam uma série de protestos em prol da antecipação da vacinação contra a Covid-19 para a categoria. A mobilização, coordenada nacionalmente pela Federação dos Metroferroviários (FENAMETRO), se repetirá em diversas partes do país entre esta sexta (16) e a terça-feira (20).

O primeiro ato, batizado de Dia Nacional do Luto, acontece amanhã. Vestidos de preto, os trabalhadores vão se reunir em frente à sede administrativa da Trensurb, em Porto Alegre. Depois, seguirão em uma carreata, costeando a linha do trem, como forma de homenagem às vítimas da doença. Segundo a secretária-geral do Sindimetrô/RS, Ayllu Acosta, quatro funcionários da empresa perderam a vida para a Covid-19.

“Mais de 20% da categoria foi infectada pelo coronavírus. Hoje, temos cerca de 90 funcionários afastados por estarem contaminados, ou terem tido contato com colegas diagnosticados com a Covid-19. Estes ainda se enquadram como casos suspeitos. Quatro óbitos já foram registrados na categoria. Estes são os números oficiais, que a empresa nos passa”, relata a líder sindical.

A segunda parte da manifestação, chamada de Dia Nacional de Luta, provocará a interrupção da circulação dos trens, por duas horas, na terça-feira. Na prática, neste dia, o início da operação será adiado, das 5h para as 7h. O objetivo dos metroviários é alertar a população quanto à importância da priorização dos grupos que mantiveram as suas atividades, durante a pandemia, na aplicação das vacinas.

O sindicato estima que, entre trabalhadores diretos e indiretos, 1,5 mil pessoas atuam para garantir a circulação dos trens. “Hoje, estamos no final da lista de prioritários. Pedimos a antecipação, levando em consideração que não paramos de trabalhar em nenhum dia de pandemia. Desde o ano passado, quando iniciou, a Trensurb funcionou todos os dias. O pessoal da higienização e da manutenção, também”, afirma Ayllu Acosta.

Contraponto

O Sindimetrô/RS garante que solicitou à Trensurb a abertura das negociações para a antecipação da campanha dos servidores. De acordo com a entidade, não houve resposta por parte da estatal. Procuradas pela equipe da Rádio Guaíba, a empresa e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que é responsável pelo calendário da vacinação no Rio Grande do Sul, ainda não se posicionaram quanto à mobilização.