Risco de coágulo é muito mais alto durante a Covid-19 do que após vacina

Trombose venosa cerebral atinge 39 em 1 milhão dos infectados pelo coronavírus; com a vacina, foram 5 pessoas em 1 milhão

Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters / R7

Há um risco muito maior de coágulos sanguíneos cerebrais com a infecção da Covid-19 do que com a aplicação das vacinas contra a doença, disseram pesquisadores britânicos nesta quinta-feira. Alguns países interromperam o uso de imunizantes por relatos de trombose associados à imunização. As empresas AstraZeneca e Johnson & Johnson seguem compilando as informações.

Ainda na quarta-feira, os Estados Unidos interromperam a vacinação usando a injeção de J&J enquanto uma ligação com coágulos é investigada. Já a Dinamarca suspendeu a vacina da AstraZeneca por causa do possível efeito. Entretanto, reguladores britânicos e europeus enfatizaram que os benefícios são maiores que os riscos da vacinação.

Um estudo com 500 mil pacientes com Covid-19 descobriu que a trombose venosa cerebral ocorreu a uma taxa de 39 pessoas em 1 milhão após a infecção. Isso se compara aos números da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) mostrando que 5 em 1 milhão de pessoas relataram TVC depois de receber a injeção da AstraZeneca.

Os pesquisadores disseram, com base em um estudo pré-impresso, que o risco de TVC era de oito a dez vezes maior após a infecção pelo coronavírus do que o das vacinas existentes para a doença. “O risco de ter um [TVC] após a Covid-19 parece ser substancialmente e significativamente maior do que após receber a vacina Oxford-AstraZeneca”, disse Maxime Taquet, do Departamento de Psiquiatria de Oxford, a repórteres.

O estudo se baseou em um banco de dados de saúde dos EUA e, portanto, não acumulou novos dados sobre o risco de coágulos da vacina da AstraZeneca diretamente, já que a injeção não está sendo usada no país.

Taquet disse que a taxa de mortalidade por TVC é de cerca de 20%, quer tenha ocorrido após a infecção pelo coronavírus ou após a vacina, indicando que os coágulos são o principal fator de risco.

Os reguladores também observaram baixos níveis de plaquetas em relatórios de efeitos colaterais da vacina, mas os pesquisadores disseram que os dados eram limitados sobre se esse também era o caso daqueles que relataram trombose venosa cerebral após a infecção.

Os pesquisadores destacaram que a Covid-19 está associada a distúrbios de coagulação mais comuns do que a TVC, como derrames, e que o debate recente em torno das vacinas havia perdido de vista o quão ruim a própria doença pode ser.

A equipe de pesquisa da Universidade de Oxford deixou claro, ainda, que trabalhou de forma independente da equipe de vacinas de Oxford que desenvolveu a injeção da AstraZeneca.