Programa de Aquisição de Alimentos fecha parceria com mais 35 municípios do RS

Reunião por videoconferência trouxe orientações sobre o PAA e o seu funcionamento.

Foto: Evandro Oliveira/Divulgação SEAPDR

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela SEAPDR, fez hoje de manhã (15) a primeira reunião por videoconferência com os 35 municípios que vão fazer parte da nova etapa do programa. A secretária Silvana Covatti participou da abertura, além de prefeitos, coordenadores e técnicos municipais e da Emater, o chefe de gabinete da Secretaria, Erli Teixeira, o Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA), Flávio Smaniotto, e a Coordenadora do Programa, Bruna Fogiato.

“Este programa, o PAA, é um programa fundamental neste momento que estamos vivendo. Ele vai lidar com o pequeno agricultor, que está produzindo o queijo, o salame, a alface e vai levar estes alimentos para quem precisa, para as famílias mais vulneráveis”, destaca a secretária. Segundo Silvana Covatti, 1060 agricultores, 190 unidades recebedoras e 7 mil famílias já foram beneficiados com o programa.

Na pauta da reunião, a adesão ao programa que será feita através de encaminhamento de ofício às prefeituras que formaliza o início da parceria entre estado, município e Ministério da Cidadania, responsável pelos recursos.

Os 35 municípios foram selecionados porque estão no Mapeamento de Insegurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por interesse ou por estarem fazendo a transição da execução direta com o Ministério para execução conjunta com o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura.

Os recursos, de R$ 2,6 milhões, vão ser distribuídos de forma direta: os alimentos comercializados pelos agricultores familiares são pagos diretamente para eles e repassados para as entidades assistenciais, que fazem a distribuição para as famílias mais vulneráveis. Tanto agricultores quanto entidades são cadastrados pelo município, que depois presta contas à Secretaria e que repassa esta prestação ao Ministério.

“O programa é muito importante para o nosso município, porque vai beneficiar os pequenos agricultores e num segundo momento as famílias em situação de vulnerabilidade’, afirma Juliane Pensin, prefeita de Liberato Salzano.

“Para um município pequeno como Turuçu, o PAA é muito valioso. Aqui, pelos meus cálculos, vão ser 40 famílias que vão fornecer os alimentos da agricultura familiar e 60 que vão receber. Com esta pandemia, o auxílio vai ser muito importante para o desenvolvimento da nossa economia”, comemora o prefeito Ivan Sherdien. E acrescenta: “Turuçu é a terra da pimenta, do moranguinho e agora a terra do PAA”.

Atualmente, o PAA já atende 75 municípios com recursos de R$ 4,4 milhões.