Polícia Civil investiga 55 ataques contra vidraças de estabelecimentos comerciais e bancos

Levantamento das ocorrências foi realizado em Porto Alegre, Viamão e Gravataí

Polícia Civil e Brigada Militar estão mobilizadas | Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

O levantamento da Polícia Civil já registra 55 ataques de vandalismo contra vidraças de estabelecimentos comerciais e bancos, ocorridos entre a noite da última terça e madrugada dessa quarta-feira, em Porto Alegre e Região Metropolitana. A informação é da titular do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, na manhã desta quinta-feira à reportagem do Correio do Povo.

De acordo com a diretora do DPM, os vândalos atuaram principalmente em Capital, mas também em Viamão e Gravataí. Houve 33 ocorrências formalizadas em delegacias e outras 22 sem registros até o momento que “apuramos preliminarmente, mas não estavam confirmadas”. As investigações sobre a autoria e motivação dos ataques prosseguem em andamento. Imagens de câmeras de monitoramento estão sendo buscadas pelos policiais civis, entre outras diligências.

Já o responsável pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Brigada Militar, tenente-coronel Alexandre da Rosa, confirmou que a BM permanece acompanhando a situação e ainda realizando “um trabalho preventivo e investigativo”. Segundo ele, nenhuma ocorrência de novos atentados foi registrada entre a noite de quarta e madrugada desta quinta-feira na Região Metropolitana. Embora não tenha qualquer registro oficial, o CPM soube extraoficialmente da queima de alguns contêineres de lixo na vila Nair, em Cachoeirinha.

As vidraças de estabelecimentos comerciais e bancários foram quebradas sobretudo por esferas de metal disparadas possivelmente de armas de airsoft. Em Viamão, na avenida Salgado Filho, na ERS 040, as imagens de uma câmera de monitoramento mostram um caminhão baú passando na frente de uma revenda de veículo no exato momento em que os vidros se quebraram. A possibilidade de envolvimento deste veículo está sendo apurada pelas autoridades.