PF troca chefe no Amazonas que pediu ao STF para investigar Salles

Delegado Leandro Almada vai assumir comando da unidade regional da corporação

Ministro Ricardo Salles. Foto: Lucas Rivas

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, decidiu fazer mais uma troca na chefia das unidades regionais da corporação. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o delegado Leandro Almada vai substituir Alexandre Saraiva no comando no Amazonas.

A decisão sobre a troca ocorreu nessa quarta, mesmo dia em que Saraiva enviou ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles por obstrução de investigação ambiental, organização criminosa e favorecimento de madeireiros na região. A justificativa é a de que o delegado já havia sido comunicado sobre a mudança.

Não há definição sobre o novo cargo que Saraiva vai assumir. O Estadão apurou que o atual chefe da PF no Amazonas recebeu convite para participar de uma missão no exterior e ainda não decidiu sobre o assunto.

O sucessor de Saraiva, Almada, já atuou como número 2 do atual chefe da PF no Amazonas, sendo responsável pelo grupo de investigações ambientais sensíveis na superintendência.

Há quatro anos na chefia da PF da Amazonas, Saraiva já havia tido a saída da superintendência cogitada. O delegado se tornou pivô da primeira crise entre o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, em 2019.