Caixa antecipa calendário de saques do auxílio emergencial

Retirada em dinheiro e transferências vão começar em 30 de abril, e não mais em 4 de maio

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal vai antecipar o calendário de saques do auxílio emergencial. O presidente do banco, Pedro Guimarães, anunciou a medida durante live com o presidente Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira.

Os saques e transferências da primeira parcela do benefício foram antecipados em até duas semanas dentro do calendário do ciclo 1 de pagamento. Em vez de começarem em 4 maio, poderão ser feitos a partir de 30 de abril.

“Logo após a live, no site auxilio.caixa.gov.br, nós teremos todo o calendário. Mas [a mudança] chega a antecipar em duas semanas e, já neste mês agora, no dia 30 de abril, a gente já começa a realizar também os pagamentos, ou seja, permitir o saque nas lotéricas e nos ATMs [caixas eletrônicos], que era só em maio”, afirmou Guimarães.

O pagamento da nova rodada do benefício começou em 6 de abril. O calendário de repasses da primeira parcela segue até o dia 30 deste mês. Primeiro é feito o débito em conta digital, em que o beneficiário pode movimentar pelo aplicativo Caixa Tem. Em seguida, começa o de saques e transferências. A estimativa é de as quatro parcelas do auxílio emergencial cheguem a um total de 40 milhões de famílias.

Até agora, já foram contemplados os nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio dos cadastrados pela Caixa e pelo CadÚnico, em um total de 11,88 milhões de famílias e com um repasse de R$ 2,46 bilhões.

Nesta sexta-feira, começa o pagamento para os integrantes do Bolsa Família. No domingo, é a vez dos nascidos em junho.

Veja o novo calendário de saques do ciclo 1

30 de abril – nascidos em janeiro
3 de maio – nascidos em fevereiro
4 de maio – nascidos em março
5 de maio – nascidos em abril
6 de maio – nascidos em maio
7 de maio – nascidos em junho
10 de maio – nascidos em julho
11 de maio – nascidos em agosto
12 de maio – nascidos em setembro
13 de maio – nascidos em outubro
14 de maio – nascidos em novembro
15 de maio – nascidos em dezembro