Fiocruz: situação da Covid no Brasil deve continuar ‘preocupante’

Pesquisadores advertem para o alto índice de novas infecções e óbitos em todo o país, algo que deve persistir até o fim de abril

Valor irá custear 3.019 leitos de suporte ventilatório pulmonar. Foto: Tony Capellão/Prefeitura de Canoas

Boa parte dos estados brasileiros continua com taxas de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 acima de 80%. Além disso, o número de novos infectados se mantém em patamar elevado, assim como as mortes.

O cenário leva os pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a avaliar que “a pandemia deve permanecer em níveis preocupantes ao longo do mês de abril”, em boletim extraordinário divulgado nesta quarta-feira.

Os integrantes do Observatório dizem que, mesmo que entre em estabilidade, a pandemia pode se manter com taxas elevadas de óbitos e casos graves.

Os leitos de covid-19 no SUS permanecem com nível de ocupação crítico (acima de 80%) em 22 estados e no Distrito Federal (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, BA, SE, AL, PE, RN, CE, PI, TO, PA, RO, AP, AC).

Amazonas, Maranhão e Paraíba aparecem com ocupação média: 73%, 78% e 70%, respectivamente. O único estado em “verde” é Roraima, com 44%.

O Observatório da Fiocruz considera que as medidas de restrição de mobilidade e de algumas atividades econômicas, adotadas nas últimas semanas por diversas prefeituras e estados, vêm produzindo “êxitos localizados” e podem resultar na redução dos casos graves da doença. No entanto, dizem que as normas ainda não tiveram impacto sobre o número de óbitos e no alívio das demandas hospitalares.

Os pesquisadores advertem que relaxar as medidas restritivas neste momento pode representar um risco de novo aumento de casos de Covid.