RS permite adesão de municípios à ata de preços de plataformas de ensino online

Ferramentas poderão auxiliar no aprendizado dos estudantes das redes municipais que demonstrarem interesse

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governo estadual anunciou, na tarde desta terça-feira, à Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a possibilidade de adesão à ata de preços de três plataformas online, duas delas lançadas em novembro de 2020. Os contratos feitos pelos municípios interessados nos aplicativos Elefante Letrado, Árvore e Plataforma Gamificada de Matemática terão duração de 12 meses, podendo ser renovados, por até cinco anos, mediante o pagamento de valores entre R$ 14,40 e R$ 42 ao ano, por aluno.

A apresentação ocorreu em live no Youtube, nesta terça. Na ocasião, o governador Eduardo Leite disse que as ferramentas poderão auxiliar no aprendizado dos estudantes das redes municipais interessadas, além de reforçar o regime de colaboração entre Estado e municípios. “Fazemos o alerta para que os prefeitos sejam o mais ágeis possíveis para que essa disponibilidade possa ser aproveitada”, explicou.

Até o momento, nove prefeituras gaúchas já aderiram ao projeto Árvore. Escolas da rede estadual de educação já fazem uso da plataforma, assim como da Elefante Letrado.

Conheça

A plataforma Elefante Letrado foca nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico. São 560 livros em português, de 174 autores e de 22 diferentes tipos de gênero textual.

Para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a plataforma Árvore conta com um acervo literário de mais de 30 mil obras e recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula.

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio também podem ter acesso a uma plataforma gamificada para o ensino-aprendizagem da matemática com base em jogos. A ferramenta visa despertar maior interesse e engajamento dos estudantes em todas as etapas da Educação Básica, ao abordar o pensamento computacional, trilhas de aprendizagem e aulas interativas, além da cultura digital.