Planejamento do ano do Grêmio passa por decisão com o Del Valle

Arrecadação pode cair caso o Tricolor tenha de disputar a Sul-Americana

Planejamento do ano do Grêmio passa por decisão com o Del Valle. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A temporada 2021 mal começou, e o Grêmio já tem nesta quarta-feira um compromisso altamente decisivo para o futuro do clube neste ano. Ou vence o Independiente del Valle e ingressa na fase de grupos da Libertadores da América ou estará fadado a disputar a Sul-Americana, uma competição bem menos atraente em termos desportivos e financeiros. O planejamento depende do que vai acontecer na Arena.

Para efeito de comparação, a Libertadores da América paga uma premiação de 1 milhão de dólares por jogo como mandante em sua fase de grupos, o que corresponde a um total de aproximadamente R$ 17 milhões. A Sul-Americana, que em 2021 mudou o formato e também terá uma fase de grupos, paga 300 mil dólares por jogo como mandante. A arrecadação, nesse caso, cairia para aproximadamente R$ 5 milhões, uma diferença considerável para os cofres do clube.

Desde 2016, o Grêmio não fica fora da fase de grupos da Libertadores. Até mesmo a qualidade dos reforços está em jogo no confronto com o Independiente del Valle. Uma eliminação precoce implicaria em recursos menos volumosos nas contratações. Se passar pela equipe equatoriana, o Grêmio estreia na fase de grupos da Libertadores no dia 21 de abril, quando recebe o Defensa y Justicia, da Argentina, na Arena. Caso contrário, joga pela Sul-Americana no dia 22, fazendo sua estreia contra o La Equidad (COL), também em Porto Alegre.

Time encorpado

Alexandre Mendes, auxiliar de Renato Portaluppi que comandará o Grêmio no jogo de amanhã, pode fazer alterações na equipe. Um retorno confirmado é o do zagueiro Walter Kannemann. Há outros jogadores mais experientes que podem ficar à disposição e até mesmo começar jogando. São os casos do meia Jean Pyerre e do atacante Pepê.

Ambos estão treinando normalmente no CT Luiz Carvalho. O que pesa contra eles é o longo período sem disputar uma partida oficial. Maicon também fica à disposição. Por outro lado, o chileno César Pinares deve ser vetado pelo departamento médico.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile