Marco Aurélio: ‘Bolsonaro critica STF de forma ácida e descabida’

Ministro do Supremo Tribunal Federal reagiu às falas do presidente da República após magistrado mandar instalar CPI da Covid-19

Foto: Nelson Jr. / SCO / STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou ao R7 Planalto, nesta terça-feira, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) critica a Suprema Corte de “forma ácida e descabida”. Com isso, o titular do Executivo “tenta distrair a população e não ser fustigado” na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal, que vai investigar possíveis omissões do governo federal na pandemia de Covid-19.

“Quanto a fala de Bolsonaro, é a tentativa de desviar o foco. Ele critica o Supremo e critica de forma ácida, descabida, e tenta com isso distrair a população e não ser fustigado lá na CPI. As críticas são bem-vindas, mas quando construtivas. Críticas acidas e políticas, não”, afirmou o ministro.

Um dia após o STF ter determinado que o Senado instale CPI para apurar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19, o presidente Bolsonaro reagiu, criticando duramente o autor da decisão liminar, ministro Luís Roberto Barroso.

“Eles não querem saber do que aconteceu com os bilhões desviados por alguns governadores e alguns poucos prefeitos também”, afirmou Bolsonaro. “Agora, detalhe: dentro do Senado tem processo de impeachment contra ministro do STF. Eu quero saber se o Barroso vai ter coragem moral de mandar instalar esse processo de impeachment também. Pelo que me parece falta coragem moral do Barroso e sobra ativismo judicial” acrescentou.

A decisão de Barroso atende a pedido feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que questionaram a posição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em não avaliar o requerimento pela investigação, apresentado em fevereiro. Pacheco, que vinha relutando à abertura da CPI, por considerar o momento inoportuno.