França suspende todos os voos com o Brasil para conter variante do coronavírus

Primeiro-ministro Jean Castex diz que a medida é válida por tempo indeterminado

Embaixadas e consulados dos EUA no Brasil pretendem retomar em breve emissão de vistos | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governo francês decidiu suspender “até novo aviso” todos os voos entre Brasil e França por causa de preocupações em torno da variante brasileira da Covid-19, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro Jean Castex.

“Constatamos que a situação está se agravando e por isso decidimos suspender até novo aviso todos os voos entre Brasil e França”, explicou o chefe de governo durante sessão de perguntas na Assembleia Nacional.

Embora na França a variante brasileira ainda seja minoritária, os profissionais da saúde vêm alertando há alguns dias para a disseminação dessa cepa e a oposição exigiu que o governo interrompesse os voos com o país.

“No início, pode parecer trivial, depois pode aumentar muito rapidamente”, comentou o epidemiologista Antoine Flahaut no jornal Le Parisien.

Segundo monitoramento realizado pela Universidade Johns Hopkins, o Brasil registra mais de 354 mil mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia no país, atrás apenas dos EUA que ultrapassou a marca de 560 mil mortes pela doença.

O número de casos por aqui chegou a mais de 13,5 milhões, número que é superado apenas pela Índia (13,7 milhões) e pelos EUA (31,2 milhões).