Em nova troca na pasta, ministro da Educação demite presidente da Capes

Milton Ribeiro não explicou motivos da saída e disse apenas que, em breve, divulga substituto de Benedito Guimarães

Benedito Guimarães. Foto: Divulgação / CP

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nessa segunda-feira que vai exonerar Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência de fomento à pesquisa ligada à pasta. Ribeiro não explicou os motivos da saída e disse apenas que em breve divulga o substituto.

Nas últimas semanas, o ministério já trocou o comando da Secretaria da Educação Básica e do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“Informo que o próximo presidente da Capes será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente”, afirmou Ribeiro, no Twitter.

A missão da Capes é avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil e divulgar informações científicas. Aguiar Neto é ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de onde Ribeiro também é egresso e onde ocupou o cargo de vice-reitor.

Guimarães permanecia no cargo desde janeiro de 2020, nomeado pelo então ministro, Abraham Weintraub. Na época, a escolha do professor do Mackenzie para o cargo contemplou a base evangélica, que se sentia preterida em relação ao grupo ligado ao escritor Olavo de Carvalho, que teve bastante influência na pasta durante a gestão Weintraub.

Enquanto reitor, Aguiar Neto apoiou a criação de um núcleo de ciência, fé e sociedade no Mackenzie, que busca, entre outros objetivos, fazer pesquisas sobre a chamada teoria do Design Inteligente, uma nova vertente do criacionismo.

*Com informações da Agência Estado

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile