RS confirma mais 85 mortes e 4,4 mil novos casos de Covid-19 neste sábado

Dentre os óbitos divulgados pelo Governo do Estado, 74 aconteceram no mês de abril

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul divulgou, neste sábado (10), mais 85 mortes por Covid-19 e 4.427 novos casos da doença. Com as confirmações, chega a 21.864 o número de vítimas da pandemia em território gaúcho; já o número de pessoas que contraíram o coronavírus passa dos 890 mil.

Dentre os óbitos incluídos no mais recente balanço da pasta, 74 foram registrados em abril – número que eleva a 2.117 o total de vítimas da pandemia nos primeiros dez dias deste mês. Também foram contabilizadas três fatalidades ocorridas em fevereiro deste ano, e oito em março.

Novo Hamburgo é a cidade com mais óbitos confirmados neste sábado: nove. Sete das vítimas se identificavam com o gênero feminino, enquanto duas declararam pertencer ao masculino. Apenas quatro tinham mais de 60 anos; as demais tinham idade variando entre 23 e 58 anos.

São Leopoldo (seis mortes), Caxias do Sul (cinco), Vacaria (cinco) e Cruz Alta (quatro) completam as cinco primeiras posições na lista de municípios que mais perderam pessoas para a Covid-19 no período. Porto Alegre teve dois óbitos divulgados pelo Governo do Rio Grande do Sul: um ocorrido em 4 de abril, e outro em 10 de março.

Vacinação

A SES também atualizou os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Segundo o painel de monitoramento da pasta, até o momento, 1.639.168 pessoas receberam a primeira dose do imunizante em território gaúcho. Completaram o programa, com duas doses, 374.905 gaúchos.

Ou seja: 32,3% dos grupos prioritários tiveram acesso à primeira aplicação, nas fórmulas da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, enquanto 7,4% já estão imunes à doença conforme a previsão das fabricantes. Ao todo, o Estado conta com 3.163.150 doses: 99,3% delas foram distribuídas às prefeituras, e 64% já chegaram aos braços da população.