Quase 6,7 mil pessoas são vacinadas contra a Covid neste sábado, em Porto Alegre

Etapa da imunização contempla pessoas a partir dos 63 anos de idade

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Porto Alegre vacinou 6.698 pessoas de 63 anos ou mais contra Covid-19 neste sábado. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nos três pontos de drive-thrus disponibilizados pela prefeitura, foram aplicadas 4.459 doses, sendo 1.574 doses aplicadas no Big Barra Shopping Sul, 1.462 na PUCRS, e 1.423 no Big Sertório.

Já nas quatro unidades de saúde, a pasta contabiliza um total de 2.239 doses aplicadas, das quais 642 na Morro Santana, 622 na Assis Brasil, 551 na Tristeza e 424 na Glória. Todos os serviços funcionaram das 9h às 17h.

A vacinação segue neste domingo, para pessoas a partir de 63 anos, das 9h às 15h, na unidade móvel da SMS. O veículo estará no estacionamento do supermercado Brunetto, em frente à Unidade de Saúde (US) Chácara da Fumaça, no bairro Mário Quintana.

Conforme a secretaria, idosos que receberam a primeira dose da Coronavac há mais de 21 dias e precisam fazer a segunda aplicação também devem procurar o local de imunização. É necessário apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para a segunda dose, é preciso levar identidade e o cartão de vacinação recebido na primeira aplicação.

Até as 18h10 deste sábado, 294.430 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, de acordo com dados registrados no Vacinômetro, pela SMS. O número corresponde a 19,78% da população da cidade. Com duas doses e esquema vacinal completo são 87.577 pessoas.

Mais de 4 mil vacinados em Canoas

Em Canoas, na Região Metropolitana, 4.009 pessoas foram vacinadas neste sábado, com a primeira dose da Astrazeneca (Oxford). Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, o dia de imunização começou para a população acima de 64 anos, mas logo no início da tarde foram incluídas as pessoas com 63 anos.

Ainda de acordo com a pasta, os canoenses que compareceram a um dos 20 pontos de vacinação espalhados por todas as regiões da cidade aproveitaram para doar alimentos e roupas, em uma iniciativa organizada pela Defesa Civil do município. De acordo com o órgão, foram coletados 281 quilos de alimentos e 736 peças de roupas e calçados, que, após desinfecção, serão distribuídos entre comunidades carentes.

Na próxima segunda-feira, a vacinação será retomadas as segundas doses para idosos e profissionais da saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Durante a semana, com o recebimento de novas doses, há expectativa é dar sequência a vacinação das forças de segurança. A Secretaria Municipal da Saúde divulgará as datas e os locais de imunização.