O presidente Jair Bolsonaro declarou, neste sábado (10), que o Governo Federal está retomando o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) e o programa de redução de jornadas e salários (BEM) para evitar a aceleração do desemprego no país. O Palácio do Planalto enviou, na última quarta-feira, o projeto de alteração de dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que, hoje, trava a retomada desses programas.
Ao defender, mais uma vez, a reabertura do comércio no pior momento da pandemia, Bolsonaro alertou para a possibilidade de faltar dinheiro para pagamento de salários de servidores públicos, como possível consequência das medidas restritivas para combater a Covid-19. “Daqui a pouco, servidor público, não vai ter arrecadação para pagar você”, declarou o chefe do Executivo nacional, em visita a uma comunidade de venezuelanos em São Sebastião (DF), transmitida nas redes sociais.
Segundo o presidente, o Brasil vive “experiência de ditadura” com as políticas de combate à pandemia. “Governadores, tenham consciência de abrir comércio com devidas medidas de saúde”, disse. Bolsonaro ainda criticou o fechamento de Igrejas durante a pior fase da pandemia, conforme decidido pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
*Com informações da Agência Estado