Um em cada quatro municípios do Brasil registra fila de pacientes à espera por leito de UTI

Levantamento, realizado pela Confederação Nacional de Municípios, ouviu 3.169 gestores entre os dias 5 e 8 de abril

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que, em 24,1% das cidades do Brasil, há fila de pacientes em estado grave, aguardando remoção para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O balanço integra a 3ª edição do levantamento feito pela CNM, entre os dias 5 e 8 de abril. Responderam a pesquisa gestores de 3.169 (56,9%) municípios, de um total de 5.558 em território nacional.

O levantamento, realizado a partir do “Observatório da Covid-19 nos Municípios do Brasil”, que pretende analisar semanalmente os assuntos relacionados ao enfrentamento da pandemia que mais trazem preocupação aos prefeitos, mostrou que 25,8% das cidades pesquisadas adotaram lockdown nesta semana. Outras 72,8% ainda não tomaram essa atitude. No entanto, três em cada quatro cidades restringiram a circulação de pessoas à noite e as atividades em finais de semana.

Além disso, pouco mais da metade dos prefeitos (54,9%) relatou não haver risco para falta de medicamentos do kit intubação. Já 78% dos chefes executivos municipais indicaram que não existe a possibilidade de faltar cilindros de oxigênio nos hospitais ou em centros Covid nesta semana.

Em relação à imunização, 96,2% dos prefeitos disseram ter recebido doses de vacinas entre os dias 5 e 8 de abril, sendo que 58,6% dessas gestores alegaram ter recebido duas remessas de imunizantes durante esse período.

Já na área da educação, 87,1% dos municípios seguem com as aulas presenciais paralisadas, enquanto 11,9% mantêm, ao menos, o sistema híbrido de ensino.

Percentualmente, os chefes do executivo municipal de cidades da região Sul do Brasil foram os que mais participaram da pesquisa. Dos 1.191 municípios, distribuídos entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, apenas 141 gestores não responderam ao levantamento.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.