Butantan confirma liberação de insumos para mais 5 milhões de doses contra a Covid

Segundo governo paulista, remessa de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) deve chegar até 20 de abril

Foto: Governo SP / Divulgação

O governo de São Paulo anunciou, após reunião entre o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que o estado vai receber mais 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), suficiente para fabricar 5 milhões de doses da vacina contra o coronavírus.

A matéria-prima deve chegar ao estado até dia 20 de abril, permitindo, assim, que o Butantan complete a entrega de 46 milhões de doses até o fim do mês para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Um segundo carregamento com mais 3 mil litros também está previsto para chegar à capital paulista ainda em abril, totalizando 10 milhões de doses.

Ao todo, o Butantan já disponibilizou 38,2 milhões de doses ao PNI desde janeiro. De acordo com o governo, o instituto vem sendo responsável pelo fornecimento de mais de 80% das vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todo o Brasil.

No primeiro mês do ano, foram entregues 8,7 milhões de doses. Em fevereiro, outras 4,85 milhões. Em março o Butantan acelerou a produção e liberou 22,7 milhões. Outras 3,2 milhões de vacinas, em processo de inspeção de controle de qualidade, devem ser entregues até 19 de abril.