Ações no combate a dengue são intensificadas no Rio Grande do Sul

Levantamentos já consideram Erechim em epidemia de dengue

Vigilância Ambiental de Santo Ângelo troca as visitas domiciliares por mutirões. Foto: Rodrigo Bergsleithner/Divulgação

A Administração Municipal de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, está intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e também de doenças como chikungunya e zika. A Vigilância em Saúde informou que desde janeiro deste ano foram realizados dois mil bloqueios de transmissão, próximo as casas das pessoas que confirmaram a doença, além do recolhimento de 200 cargas de lixo em terrenos e pátios privados, mesmo que o papel dessa limpeza não seja de responsabilidade do Poder Público.

Nesta semana, a Vigilância em Saúde está definindo o aluguel de 100 contêineres de tele entulho para distribuir nos principais bairros da cidade. O Poder Público, informa, ainda, que vem intensificando também a fiscalização e poderá autuar e multar aqueles que descumprirem as normas e mantiverem os pátios e terrenos com acúmulo de lixo.

A Defesa Civil da cidade está participando das ações do município, como nos mutirões de recolhimento de lixo, e também executada a operação ‘Dengue Não’, que realiza dedetização em locais determinados pela vigilância. Já foram aplicados 3,5 mil litros de inseticidas em sete etapas da operação que contemplou 10 bairros. A prefeitura informa, ainda, que já foram realizadas aplicações de inseticidas com o conhecido “fumacê”, com um veículo da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo levantamento do município, até esta quinta-feira, os números já consideram o município de Erechim em epidemia de dengue. Já foram realizadas 1.285 notificações, com 377 confirmados, 237 negativos e 400 em análise.

Já o município de Santo Ângelo, nas Missões, mudou a estratégia no combate à dengue. Com a infestação de 2,14%, identificada no último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), as equipes da Vigilância Ambiental trocam as visitas domiciliares por mutirões.

Conforme a coordenadora do órgão, Selenir Arruda, agora a ação concentra-se nos bairros com maior índice. “Os agentes passam nas residências para a verificação dos focos do mosquito e solicitam que os moradores descartem objetos e entulhos na frente da casa. No outro dia, equipes fazem o recolhimento”. As ações têm o apoio do Exército. A cidade teve um caso confirmado de dengue neste ano. O paciente havia viajado para Guarani das Missões, mas não se confirmou onde contraiu a doença. Ele passa bem.

Em Santa Rosa, na região Noroeste, o índice de infestação é de 2,7%. Jairo Beal, gerente da Vigilância Sanitária, revela que, neste ano, a cidade registrou apenas um caso confirmado, mas que estão chegando mais notificações. “Pessoas com sintomas estão procurando as unidades de saúde para a testagem. Em muitos casos, são pessoas que estão com a Covid-19. De qualquer forma, é preciso uma atenção a dengue”. São 23 agentes de endemias trabalhando na visita a residências. Segunda-feira e sábado é dia de mutirões para recolhimento de pneus e eletrônicos.