Criminoso gaúcho é extraditado do Paraguai para o Brasil

Ele estava foragido desde 2019 e havia sido capturado no país vizinho em novembro de 2020

Embarque para o Rio Grande do Sul ocorreu no Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal anunciou a extradição de um criminoso gaúcho do Paraguai para o Brasil. Na última quarta-feira, o preso foi entregue à PF pela Polícia Nacional do Paraguai, representando a Interpol naquele país, na Aduana Brasileira da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com Ciudad del Este.

Foragido no Brasil desde 2019, o criminoso, de 42 anos, havia sido preso no dia 30 de novembro de 2020 na cidade paraguaia de Encarnacion. Ele tinha o nome na lista vermelha de procurados internacionais da Interpol.

Após ser recebido pelos policiais federais, ele foi escoltado até o Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, onde embarcou em uma aeronave operacional da PF com destino à cidade de Pelotas. O indivíduo estará à disposição da Justiça Criminal de Jaguarão, onde deve cumprir pena pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e combinado com o crime de estelionato.

Ele se passava por funcionário das companhias de eletricidade e internet, simulando visitas técnicas para chegar ao interior de residências e furtar valores em espécie, joias e folhas de cheques. Após a consumação dos furtos, mediante fraude, utilizava as folhas de cheque para efetuar compras no comércio da região de Jaguarão.