Covid-19: servidores da Polícia Federal, IGP e Detran têm imunização antecipada no RS

Anúncio aconteceu após a chegada de nova remessa de vacinas

Agentes da PF são responsáveis pela escolta dos imunizantes no Estado. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), anunciou nesta quinta-feira (8) a ampliação da campanha contra a Covid-19 entre os integrantes das forças policiais. Segundo o político, que também exerce o cargo de secretário estadual da Segurança Pública, a aplicação será estendida a todos os agentes da Polícia Federal, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Detran/RS.

“Na semana passada anunciamos o início da vacinação para 100% da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Susepe, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais. Naquela oportunidade, antecipamos que, com a chegada de um novo lote, as demais instituições seriam beneficiadas. Pois bem, isso aconteceu na manhã de hoje”, comemorou Ranolfo, em vídeo divulgado nas redes sociais.

“Desde a semana passada, já foram vacinados 366 servidores do IGP. Na Polícia Federal, foram 113. Com este novo lote, conseguiremos contemplar todos os servidores”, reiterou o vice-governador. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), que recebeu 300 mil imunizantes nesta quinta-feira, ainda não divulgou quantas doses serão destinadas ao novo grupo de profissionais da segurança pública.

Liberação atende a questionamentos da categoria

A ampliação do grupo de servidores com acesso às vacinas atende à demanda da categoria, que alega estar constantemente exposta à Covid-19. Desde o anúncio dos primeiros beneficiados, na semana passada, os sindicatos que representam servidores da Polícia Federal e Instituto-Geral de Perícias, por exemplo, questionaram publicamente os critérios que priorizaram outras corporações.

Ao menos dois grupos ficaram de fora, mesmo após manifestações incisivas pela antecipação da campanha: os rodoviários de Porto Alegre e os agentes de trânsito vinculados à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), também na Capital. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue critérios federais e estaduais na distribuição das doses e, por isso, aguarda que novidades partam destas esferas.