Contribuinte ganha chance de parcelar IPTU a partir do fim de abril em Porto Alegre

Prazo de adesão vence no dia 30

Foto: Alina Souza / CP

Contribuintes de Porto Alegre que ainda não pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 ganharam mais uma chance de aderir ao parcelamento, até 30 de abril. Nesta etapa, a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) vai encaminhar propostas personalizadas e com prazos mais dilatados para os chamados bons pagadores, contribuintes que sempre quitaram o tributo, mas que nos últimos dois anos não conseguiram regularizar em razão da crise econômica.

Para as oportunidades extras que vêm sendo oferecidas pela prefeitura, com novos prazos de adesão, as parcelas vencem sempre no último dia útil de cada mês. Para facilitar o pagamento em dia, a SMF recomenda o débito em conta, o que evita esquecimentos e mais oneração. Em 2021, a Fazenda Municipal passou a permitir o pagamento do IPTU com cartão de crédito.

O contribuinte que não recebeu a proposta e deseja parcelar o tributo pode aderir ao parcelamento no site. O serviço está disponível 24 horas por dia. É fácil, rápido e pode ser realizado sem a necessidade de contato com a Secretaria.

O pagamento da obrigação deve ser feito na em uma das redes bancárias conveniadas com a prefeitura. Mais informações sobre o parcelamento podem ser obtidas preferencialmente no site do IPTU ou pelo Portal de Serviços da SMF.