Ministros sul-americanos debatem mudanças nos sistemas alimentares

A ministra Tereza Cristina destacou que a América do Sul terá um papel de protagonismo nas próximas décadas no atendimento sustentável da crescente demanda mundial por alimentos

Foto: Carlos Silva/Mapa

Os ministros da Agricultura de países da América do Sul se reuniram nesta quarta-feira (7) para debater a transformação dos sistemas agroalimentares rumo ao desenvolvimento sustentável e tratar de uma posição conjunta para a Cúpula Sobre Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que a América do Sul terá um papel de protagonismo nas próximas décadas no atendimento sustentável da crescente demanda mundial por alimentos.

“A agropecuária sul-americana deveria, assim, estar no centro do processo de construção dos sistemas alimentares do futuro”, disse.

Entre as preocupações apresentada por Tereza Cristina a seus pares sul-americanos está a necessidade de reconhecer a diversidade de caminhos existentes para se chegar a sistemas agroalimentares mais sustentáveis. “O foco das discussões deveria ser na disseminação de melhores práticas e técnicas produtivas que permitam conciliar produção com conservação. Essa é a única forma de garantir a segurança alimentar de uma população global projetada para alcançar mais de 9 bilhões em 2050”.

Ela destacou que a agricultura não pode ser vista como parte do problema, mas sim reconhecida por seu papel na preservação da biodiversidade, na conservação de solos e mananciais, na recuperação de pastagens e na redução das emissões de gases do efeito estufa.

Também participaram da reunião os ministros da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.

O objetivo da Cúpula de Sistemas Alimentares é extrair as melhores evidências, ideias e experiências de todo o mundo para informar novas e mais sustentáveis diretrizes para os sistemas alimentares. O evento é convocado pelo secretário-geral da ONU como parte da Década de Ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.