Covid: Estado aguarda novo lote para completar segunda dose em idosos acima de 73

Estimativa é de que cheguem mais 1,8 milhão de doses até o fim de abril

Foto: Alex Rocha/PMPA

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está aguardando a chegada de aproximadamente 1,8 milhão de doses da vacina contra a Covid, até o fim de abril. A projeção ocorre com base em uma manifestação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No último sábado, ele anunciou o plano de distribuir 30 milhões de doses para todo o País ainda neste mês.

A expectativa também vem ao encontro da necessidade de recebimento de 120 mil doses para complementara, nas cidades gaúchas, a vacinação de idosos acima dos 73 anos que já receberam a primeira aplicação.

A partir de agora, estima-se que novos lotes poderão ser encaminhados aos Estados semanalmente. Com a última remessa recebida no feriado de Páscoa, parte das unidades começou nesta quarta a ser aplicada no grupo prioritário das faixas etárias de 77, 78, 79 e 80 anos, exclusivamente para a segunda aplicação. Serão utilizadas 206.560 doses da CoronaVac.

Na semana que vem, mais 193 mil doses do imunizante deverão ser aplicadas como segunda dose no grupo de idosos das faixas etárias de 73, 74, 75 e 76 anos de idade. Porém, para esses públicos, o estado ainda precisa receber 120 mil doses.

Em comunicado do começo da tarde dessa quarta, a Secretaria da Saúde informou que recebeu 11 lotes totalizando 2.861.600 vacinas, até o momento.