Butantan suspende produção, mas mantém cronograma da Coronavac

Instituto afirmou que insumos necessários chegarão na semana que vem e garantiu entrega de 46 milhões de doses até o fim de abril

O Instituto Butantan afirmou, nesta quarta-feira, em nota oficial, que a falta de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nesta semana não vai afetar a produção da vacina CoronaVac, garantindo assim o cronograma de entrega de 46 milhões de doses do imunizante ao governo federal até o fim de abril.

No comunicado, o instituto explica que envasou todas as doses com o IFA que tinha disponível. Agora, o Butantan aguarda a chegada de uma nova carga da matéria-prima vinda da China, prevista para a semana que vem, a fim de retomar a produção.

Desde janeiro o Butantan já entregou 38,2 milhões de doses da vacina ao país. O total corresponde a 83% das 46 milhões de doses acordadas até 30 de abril com o Ministério da Saúde. Em março foram disponibilizadas 22,7 milhões de doses, em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades.

O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 provêm do Butantan.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta, o presidente do Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto já preparou a estrutura para a entrega de mais 3,4 milhões de doses. “Aguardamos a chegada de mais matéria-prima da China nos próximos dias para iniciar a fase final deste contrato de 46 milhões e já iniciar o outro contrato de 54 milhões”, disse Covas.

“Estamos aguardando a chegada de 6 mil litros (de IFA) que originarão 10 milhões de doses de vacina”, detalhou.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile