Rodoviários de Porto Alegre pedem antecipação da vacina contra Covid-19

Entidade reforça que grupo está mais exposto à doença

Foto: Guilherme Almeida/CP

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa) reivindicou a antecipação de vacina contra a Covid-19 para motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo de Porto Alegre. A entidade reforça que esse grupo trabalha diariamente com a circulação de pessoas e, por isso, está mais exposto à doença.

O presidente do Stetpoa, Sandro Abbade, disse que esteve em reunião na semana passada com o prefeito Sebastião Melo, que se mostrou receptivo, mas destacou que não pode dar uma posição diante das diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI).Segundo Abbade, a categoria está no grupo de risco de número 23, e no momento, está sendo vacinado o grupo de risco 11.

Abadde explica que devem ser destinadas 6.795 doses para os trabalhadores do setor. “Nossa intenção é que o governo antecipe em torno de 3 mil”, relata.

O dirigente disse que quer evitar enfrentamento direto e prefere o diálogo, mas entende que a categoria merece. “Estamos carregando a população, seguindo protocolos, sem passageiros em pé, todos com máscara, álcool gel e higienização no veículo, estamos fazendo a nossa parte”, enfatiza. Abadde também menciona que vem sendo convidado por sindicatos regionais para fazer uma manifestação mais ativa.

A secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que essa decisão não é do município e que deve ser tomada em conjunto com o estado, que é quem recebe as doses do Ministério da Saúde e define quantitativo e aplicações.