Faisal Karam vai relatar CPI que investiga alta excessiva de preço de remédios no RS

Santa Casa de São Gabriel deve ser um dos primeiros hospitais visitados pelos parlamentares

O deputado estadual Faisal Karam (PSDB) teve o nome escolhido para relatar a CPI dos medicamentos, instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no último dia 30. A decisão em torno do ex-secretário estadual da Educação se deu durante reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira.

Foram sete votos favoráveis e três contrários, já que ele disputou o cargo contra o deputado Luiz Marenco (PDT). O deputado Clair Kuhn (MDB) vai ser o vice-presidente da comissão.

A CPI, composta por 24 deputados estaduais, busca investigar o aumento exorbitante nos preços de medicamentos e insumos utilizados no tratamento contra a Covid-19. Conforme o presidente e proponente da comissão, deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), um dos primeiros hospitais a receber uma comitiva da CPI deve ser o de São Gabriel, devido à gravidade da situação vivenciada na instituição.

“A Santa Casa de São Gabriel já passa por um problema muito sério, no que se refere às medicações utilizadas no combate a Covid-19… medicações essas utilizadas na UTI, importantes, essenciais na manutenção da vida. Então houve um relato importante neste sentido, e a comissão deve dentro dos próximos dias realizar visitas técnicas, in loco, nessas instituições, principalmente aquelas que estão passando por esse momento tão difícil, de muitas vezes não terem acesso a remédios essenciais a vida”, detalhou o deputado.

Os deputados aprovaram dois requerimentos, ainda na reunião desta segunda-feira. Um deles suspende os trabalhos da CPI durante o recesso parlamentar, entre os dias 17 e 31 de julho. O outro solicita degravação de videoconferência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada dia 17 de março, sobre a disponibilidade de leitos para o tratamento de Covid-19 na rede hospitalar do Rio Grande do Sul.

Plano de trabalho
O plano de trabalho da comissão é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, mediante autorização parlamentar. Conforme o deputado Dr. Thiago, a ideia é realizar reuniões, oitivas e audiências públicas, em ambiente virtual, nas segundas-feiras à tarde. Já as visitas técnicas e as diligências devem ocorrer nas quartas e quintas-feiras.
A próxima reunião da CPI, é prevista para 12 de abril, às 14h30min.