Região dos Vales é a única do RS com mais pacientes do que leitos de UTI

Taxa de ocupação é de 110,06% na tarde deste sábado

Foto: Ricardo Giusti / CP

A macrorregião dos Vales, da qual fazem parte as regiões Covid de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado, divididas pelo modelo do distanciamento controlado, é a única com mais pacientes do que leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), neste sábado. Até as 16h30min, havia 164 pessoas para 149 leitos de alta complexidade, o que corresponde a um taxa de ocupação de 110,06%.

Em contrapartida, a ocupação geral dos leitos de tratamento intensivo no Rio Grande do Sul, assim como nas demais macrorregiões (Metropolitana, Sul, Missioneira, Norte, Serra e Centro-Oeste), está abaixo dos 100%. Nesta tarde, o estado tinha 3.289 internados para 3.387 leitos disponíveis.

Além disso, a fila de pacientes aguardando transferência para UTIs recuou mais de 50%, na comparação ao dia 19 de março, quando havia 552 nessa situação. Já neste sábado, a fila tinha 273 pacientes.

Outro indicador que apresentou redução desde o pico da pandemia, na metade de março, foram os leitos clínicos destinados para o tratamento de pacientes com coronavírus. No dia 12 de março, havia 6.229 pessoas internadas com diagnóstico suspeito ou contaminadas, enquanto neste sábado o número caiu para 3.908. A retração é de 37,26% em pouco mais de duas semanas.