Para conter variantes, Bolívia fecha fronteira com o Brasil a partir desta sexta-feira

Medida valerá por uma semana

Foto: Reprodução/Redes sociais de Luis Arce

O governo boliviano decretou o fechamento preventivo de sua fronteira com o Brasil situada em Brasiléia, no Acre, a partir desta sexta-feira (2). A medida valerá por uma semana. O presidente do país, Luis Arce, afirmou que nos municípios bolivianos fronteiriços onde for verificada a “circulação de variantes” será feita uma quarentena, “estabelecendo controles para sua mitigação, pelo tempo que for necessário”.

No último dia 25, a Bolívia já havia reforçado os controles sanitários na capital, La Paz, e na cidade de Santa Cruz, diante da eventual entrada da variante brasileira do novo coronavírus.

Mais recentemente, um caso em especial chamou a atenção das autoridades: uma família haitiana chegou à La Paz vinda do Brasil, todos com sintomas da Covid-19. Os membros da família, que iriam para o Equador, estão internados em estado estável em um hospital especializado em receber pacientes que se recuperam da doença.

O diretor do Serviço de Saúde da capital boliviana, Ramiro Narvaez, pediu que sejam evitadas especulações sobre a possibilidade do grupo de haitianos estar infectado com a variante brasileira do novo coronavírus até a divulgação dos resultados dos exames laboratoriais.

Além da Bolívia, outros países da América Latina, como Peru e Argentina, também fecharam suas fronteiras para viajantes vindos do Brasil. Em Lima, capital do Peru, quase metade dos novos casos de covid-19 é proveniente da nova variante, a P.1, identificada pela primeira vez em Manaus, ainda em 2020.