Holanda suspende vacina de Oxford para pessoas com menos de 60 anos

País aguarda a conclusão da investigação sobre casos de coagulação sanguínea detectados após a aplicação do imunizante

O governo da Holanda decidiu, nesta sexta-feira, que pessoas com menos de 60 anos não vão receber a vacina de Oxford contra a Covid-19 nos próximos dias. A medida é válida até que seja concluída uma investigação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre casos de coagulação sanguínea detectados após a vacinação.

Em carta ao Parlamento holandês, o ministro da Saúde em exercício, Hugo de Jonge, explicou que a decisão é motivada por possíveis problemas de coagulação que podem estar ligados à vacinação com o imunizante de Oxford. A situação está sendo investigada pelo comitê de segurança da EMA.

“A questão crucial continua sendo se estas são reclamações pós ou pré-vacinação. Penso que é muito importante que os casos holandeses também sejam devidamente investigados. Devemos pecar pelo excesso de precaução. É prudente pressionar o botão de pausa como precaução”, disse De Jonge.

O departamento holandês que monitora efeitos colaterais de medicamentos (Lareb) informou hoje que recebeu cinco relatos de mulheres de 25 a 65 anos que desenvolveram trombose em combinação com um número reduzido de plaquetas. Uma delas morreu após desenvolver uma embolia pulmonar extensa dentro de dez dias após a vacinação com o imunizante de Oxford.