FDA permite que vacina seja mantida em temperatura ambiente por 24 horas, diz Moderna

Empresa de biotecnologia americana disse também que frascos abertos agora podem ser utilizados por até 12 horas, o dobro do prazo anterior de seis horas

Foto: Divulgação / R7

A Moderna informou que a agência regulatória de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, a Food and Drugs Administration (FDA), autorizou que sua vacina contra a Covid-19 seja utilizada até 24 horas após ser retirada do refrigerador e mantida em temperatura ambiente, com base em dados sobre estabilidade. O tempo máximo anterior era de 12 horas. A empresa de biotecnologia americana disse também que frascos abertos da vacina agora podem ser utilizados por até 12 horas, o dobro do prazo anterior de seis horas.

Essas novas diretrizes fazem parte de um rótulo atualizado para autorização de uso emergencial. O FDA também autorizou a inclusão de uma nova apresentação em frasco com um máximo de 15 doses. “Estamos empenhados em aprender e melhorar constantemente para facilitar a administração de nossa vacina para a equipe médica e acelerar os programas de imunização. Obrigado ao FDA e ao CDC dos EUA por sua colaboração contínua ”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

“Continuamos focados em fazer tudo o que pudermos para ajudar a acabar com a pandemia com uma vacina”, completou. A vacina da Moderna é produzida para uso imediato e não precisa ser diluída. Além disso, tem dose única, diferente dos outros principais imunizantes distribuídos pelo mundo.

*As informações são da Agência Estado.