Cidades gaúchas recebem nova remessa de vacinas contra Covid-19 a partir desta sexta-feira

Carga, com mais de 645 mil imunizantes, chegou ao Rio Grande do Sul no início da manhã

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul dá início, nesta sexta-feira (2), à distribuição da maior remessa de vacinas contra a Covid-19 recebida até agora. São 645.150 doses, sendo 600.400 na fórmula da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, e 44.750 de Oxford/AstraZeneca, produzidas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O avião que trouxe a carga a Porto Alegre desembarcou no Aeroporto Internacional Salgado Filho por volta das 6h20min.

O transporte dos imunizantes ao interior do Estado começou menos de duas horas depois, com a partida de três veículos da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). O primeiro deles tem como destino a cidade de Santo Ângelo, onde fica a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Lá, também serão descarregadas as doses de Cruz Alta (9ª CRS), Santa Rosa (14ª CRS) e Ijuí (17ª CRS).

O segundo vai a Palmeira das Missões (15ª CRS), deixando ainda a carga designada a Frederico Westphalen (2ª CRS). Já o terceiro itinerário tem como ponto final o município de Passo Fundo, onde ficarão, temporariamente, as vacinas que abastecerão o estoque de Erechim (11ª CRS). A Ceadi também entrega os imunizantes de Porto Alegre (1ª CRS), que terão como destino final a Região Metropolitana.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital retira os imunizantes diretamente na central, junto de outras seis regionais. São elas: Bagé (7ª CRS), Cachoeira do Sul (8ª CRS), Santa Cruz do Sul (13ª CRS), Lajeado (16ª CRS) e Osório (18ª CRS). Depois, será a vez de algumas prefeituras, como as de Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.

Por fim, será feita a entrega de vacinas por via aérea, com o auxílio de helicópteros da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC/RS). A previsão é de que as aeronaves pousem, por volta das 10h30min, em Santa Maria (4ª CRS) e Caxias do Sul (5ª CRS). As doses de Alegrete (10ª CRS) também serão deixadas pela equipe que atenderá a Região Central do Estado.

Maior parte da carga será para segunda aplicação

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a maioria das vacinas em distribuição no Rio Grande do Sul será utilizada para a garantia da segunda dose. Os beneficiados tiveram a primeira aplicação de CoronaVac entre os dias 9 e 17 de março, ou de Oxford/AstraZeneca em 24 de janeiro. Ainda conforme a pasta, o lote possibilitará a ampliação do número de idosos atendidos.

A previsão é de que a faixa-etária mínima para a aplicação seja reduzida para 65 anos, nos próximos dias, em razão da nova remessa. Serão ministradas doses, também, entre os 29 mil servidores ativos das forças de segurança – como a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e guardas municipais.

Balanço

Com a chegada do novo lote, chega a 2.861.600 o número de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas ao Rio Grande do Sul. Até o momento, 1.175.561 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 305.626 já completaram o programa, com duas doses, e estão imunes à doença. Ou seja: pelo menos 23,1% da população inclusa nos grupos prioritários já receberam ao menos uma dose, e 6% tiveram duas.