Ampliada vacinação para profissionais da segurança e idosos com mais de 65 anos

Nova remessa com 645.150 doses desembarca nesta sexta em Porto Alegre

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A chegada e distribuição de 645.150 doses de vacina contra a Covid-19, programada para o início da manhã desta sexta-feira, servirá para ampliar a vacinação de dois grupos: idosos acima dos 65 anos de idade e profissionais das forças de segurança.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a escolha dos grupos-alvo que serão vacinados com esta remessa foi definida nesta quinta por gestores estaduais e municipais de saúde, além da participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), equipe diretiva da SES e do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Com isso, 29 mil trabalhadores, que correspondem a todo efetivo ativo da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) acabaram sendo incluídos nesta etapa. Ainda segundo a SES, essas categorias foram contemplados pois fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social.

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP) deverão ser contemplados em uma próxima fase da imunização.

Outra categoria de profissionais que não receberão vacinas nesta etapa é a dos policiais federais, cujas atividades desenvolvidas não se enquadram na norma técnica estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), para receber as doses neste momento.

Além dos idosos de 65 anos de idade, a nova remessa também será reservada para completar o ciclo vacinal dos idosos de 66 anos ou mais, servidores das forças de segurança e para segunda aplicação de pessoas imunizadas com a CoronaVac recebida dias 9 e 17 de março, e da Oxford/AstraZeneca recebida em 24 de janeiro.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a distribuição às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) será realizada nesta sexta mas ainda não há informações sobre a divisão das doses entre as CRSs.

 Públicos-alvo a serem vacinados nos próximos dias no RS:

– Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com CoronaVac que chegou ao Estado em 9 de março;

– Reserva para segunda dose de 63% do público que se vacinou com o lote de CoronaVac que chegou ao Estado em 17 de março (considerando a previsão de chegada de mais vacinas na próxima semana para fechar 100%);

–  Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com o lote de Oxford/AstraZeneca que chegou ao Estado em 24 de janeiro;

–  Completar a vacinação de idosos de 66 anos ou mais ainda não imunizados com a primeira dose;

–  Iniciar a vacinação de idosos de 65 anos;

–  Forças de segurança e salvamento.

Foram entregues aos municípios gaúchos, até esta quinta-feira (1/4), vacinas suficientes para vacinar os seguinte públicos:

– 100% dos idosos institucionalizados;

–  100% pessoas com deficiência institucionalizados;

–  100% dos profissionais de saúde;

–  100% dos povos indígenas;

–  100% dos povos e comunidades tradicionais quilombolas;

– 100% dos idosos de 70 anos ou mais

–  60% dos idosos com idade entre 65 e 69 anos.