Serviço do Dmae afeta abastecimento da zona Sul da Capital nesta segunda

Obra deverá ser concluída até o final da manhã

água
Foto: Agência Brasil

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta segunda-feira serviços programados que irão afetar abastecimento em 11 bairros da zona sul de Porto Alegre. Os trabalhos ocorrem a partir das 8h na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Tristeza. Os técnicos irão deslocar equipamento elétrico para possibilitar futura reforma na estação.

O serviço afeta o abastecimento dos bairros Camaquã, Cristal, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema (parte), Jardim Isabel, Pedra Redonda, Ponta Grossa (parte), Serraria, Tristeza e Vila Assunção até o meio-dia. A normalização deve começar à tarde, podendo demorar mais nas áreas altas e pontas do sistema.

Na terça-feira, também na Zona Sul, será substituída válvula de recalque em grupo motor bomba na Ebab Belém Novo. O serviço também é preparatório para disponibilização de motor bomba reserva na Ebab. Os bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa (parte), Restinga, São Caetano e Vila Nova terão o abastecimento interrompido das 9h ao meio-dia, com previsão de normalização à tarde, podendo demorar mais nas áreas altas e pontas do sistema.

As estações de bombeamento são o primeiro ponto nos sistemas de abastecimento de água. É o local onde estão as bombas que captam a água bruta (sem tratamento) no Lago Guaíba, onde são retidos os primeiros resíduos sólidos e acontece o pré-tratamento da água com dióxido de cloro. De lá, a água é bombeada para as Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

Outros serviços do Dmae

Na quinta, 1º. de abril, será feito remanejamento de hidrante de coluna em rede de água na av. Bernardino Silveira de Amorim, esquina av. Assis Brasil, das 9h às 15h, devido a alterações viárias. Previsão de normalização no final da tarde e noite da quinta.

Normalização do abastecimento

Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, em que o retorno é quase instantâneo. A distribuição de água recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O calor faz aumentar o consumo de água, o que pode atrasar ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

No retorno do abastecimento, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que, pela pressão da água, podem se desprender das paredes internas da canalização. Para solicitar eventual lavagem da rede ou do ramal predial, basta ligar para o 156, opção 2.