Porto Alegre chega a marca dos 200.000 imunizados contra a Covid-19

Ampliação da vacinação depende da chegada de nova remessa dos imunizantes. Campanha está garantida até sexta-feira na capital

Foto: Ana Carolina Aguiar / Rádio Guaíba

No início da tarde desta segunda-feira(29), em uma cerimônia simbólica na Unidade de Saúde Santa Marta, Antônio Cardoso dos Santos foi o porto-alegrense de número 200.000 a ser imunizado contra o coronavírus na capital gaúcha. “Eu fiquei muito contente. Eu nem tomei café ou almocei ainda porque eu estava na fila da Unidade de Saúde Modelo, mas estava muito demorada a vacinação. Por isso, passei na prefeitura e me indicaram que estavam vacinando também aqui. Vim pra cá e, além de me vacinar, ainda encontrei o prefeito. Estou muito feliz”, foi o que relatou o idoso após ser vacinado.

No evento, Sebastião Melo que celebrou que mais de 13,5% da população de Porto Alegre já foi imunizada, pelo menos com a 1ª dose da vacina. O gestor municipal garantiu que a campanha de imunização está garantida até a próxima sexta-feira(2), quando se espera que cheguem novas doses de vacinas para dar continuidade a extensão de faixas etárias das pessoas que ainda esperam a sua imunização. “Não tenho dúvida que todos querem e devem ser vacinados, mas a principal questão aqui é o número de vacinas existentes. As nossas doses (para primeira aplicação) devem acabar na sexta-feira, mas estamos com uma grande expectativa de receber mais doses até o fim desta semana. O Presidente da República e a sua equipe estão dando passos importantes para aumentar a distribuição de vacina no país inteiro”, é o que comenta esperançoso Sebastião Melo.

O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, que também participou do evento, comemorou que nas últimas semanas a população parece estar mais consciente em relação ao distanciamento social e respeitando as regras da quarentena. Os dados mais recentes referentes a procura por atendimento nas UPAs da capital vem caindo, principalmente os índices que dizem respeito aos problemas relacionados a Síndrome Respiratória Grave. “Estamos percebendo que houve uma diminuição significativa na procura por atendimentos nas unidades de pronto-atendimento nos últimos dias. Nossos hospitais estão superlotados, é claro, mas o número de pacientes que vem buscando atendimento na outra ponta do sistema de saúde, com a suspeita de contaminação, diminuiu”, é o que relata o secretário.