Diminui fila de espera por UTI no RS e na Capital

Taxa de ocupação dos leitos de tratamento intensivo também apresenta recuo

Foto: Ricardo Giusti/CP

A fila de espera de pacientes que aguardam transferência para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) registra queda de 37,14% em Porto Alegre, e 28,30% no Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em duas semanas a Capital reduziu a fila passando de 315 pessoas nesta condição no dia 15 de março, para 197. Já o Estado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), passou de 583 pacientes na mesma data para 418 na tarde desta segunda-feira.

Além da queda de pacientes que aguardam por leitos de UTI, tanto o Rio Grande do Sul quanto Porto Alegre apresentam recuo na taxa de ocupação nos leitos de alta complexidade. Nos últimos quatorze dias, o Estado baixou a lotação das UTIs de 109,3% para 102,8%. Já a Capital teve redução de 117,61% para 109,42%.

Por conta disso, o número de macrorregiões e regiões em solo gaúcho, divididas pelo mapa do distanciamento controlado, que apresentam mais pacientes do que leitos de UTI também diminuiu, passando de 4 para 3 e de 14 para 10, respectivamente. Além disso, a ocupação dos leitos clínicos atingiu a menor taxa do mês no Estado, com 61,6%.

No entanto, Porto Alegre manteve 14 dos 18 hospitais monitorados pela SMS com operação no limite ou acima da capacidade, na comparação com o dia 15 de março.

Outro dado negativo é referente a quantidade dos pacientes internados em UTI relacionados ao coronavírus. No município, 79,05% das pessoas em estado grave são casos confirmados ou suspeitos da doença. Já em território gaúcho, o índice é de 79,11%.