Protestos marcam o final de semana na região das Hortênsias

Fiscais orientaram comerciantes que abriram seus estabelecimentos em desacordo com Decreto Estadual

Em Nova Petrópolis, a população protestou diante da sede da prefeitura e da Câmara de Vereadores - Crédito: Roberto Oelnser / Divulgação / CP

Novos protestos contra a proibição de atividades classificadas como não essenciais foram registrados em Gramado, Canela e Nova Petrópolis no final de semana. Os fiscais das prefeituras atuaram no sentido de orientar os comerciantes que abriram seus estabelecimentos em desacordo com o Decreto Estadual de Distanciamento Social. No entanto, os servidores esbarraram na resistência da população e na falta de contingente operacional para realizar as fiscalizações.

Em Gramado, parcela significativa dos restaurantes e lojas da área central abriu no sábado e domingo. Estabelecimentos gastronômicos também permaneceram abertos no turno da noite, o que é proibido pelo decreto estadual. Conforme a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gramado, a fiscalização sanitária está acompanhando todas as situações. No entanto, a prefeitura informa que apenas dois fiscais estão atuando de maneira orientativa e educativa por conta de infecção pelo coronavírus. “Estamos com baixo número de fiscais atuando. Vários fiscais estão em isolamento domiciliar”, diz a nota. O governo do Estado informa que está adotando as providências de fiscalização cabíveis.